JPV-Imprenssa Livre -Contato Sejam Bem Vindos

Expediente Emails:
mrpadilha@yahoo.com.br
Jornaldopovodeviamao
@yahoo.com.br

FONE -24 HS Reportagens-WhatsApp também
Pode ser por mensagem de texto
Fale com a Redação.
Tim(51) 982 72 51 00

HA 10 ANOS PELA WEB NAS LUTAS SOCIAIS
& PELA DEFESA DAS COMUNIDADES...

Notícias EXTRA

Notícias  EXTRA
Plantão JPV -CLIQUE E SAIBA TUDO QUE HÁ DE NOTÍCIAS ...

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Odomiò Yemaniá


Geral | 02/02/2011 | 10h22min

Fé leva multidão à festa de Iemanjá

 em todo Estado e Brasil

No Litoral Norte, umbandistas de Tramandaí

 e Cidreira também festejaram. Na Capital,

 festa é para Nossa Senhora dos Navegantes

Movidos pela fé e com diversos tipos de oferendas a tira colo, centenas de umbandistas percorreram quase um quilômetro pela Avenida Rio Grande, até o monumento de Iemanjá, no balneário Cassino, no Litoral Sul. Cantando e tocando instrumentos musicais, crianças, jovens, adultos e idosos, homenagearam divindade na noite dessa terça-feira.

A Festa de Iemanjá, que está na 36ª edição, reúne fiéis de todas as partes do Estado.

— O que a gente espera é que Iemanjá nos ilumine, dando benção para todas as nossas vidas — resume Pai Nilo de Xangô, presidente da União Rio-grandina de Umbanda, Mãe e Iemanjá (Urumi).

A tradição que vem de pai para filho trouxe Elenita da Costa, 46 anos, pela 31ª vez ao balneário. Filha de umbandistas, ela é praticante da religião desde criança, e esteve acompanhada de outros 40 religiosos da cidade de Frederico Westphalen, no norte do Estado, em uma viagem que durou aproximadamente 12 horas.

— Iemanjá é tudo pra nós, então a nossa felicidade é estar perto dela. E Rio Grande é especial, a gente não vai para outro lugar a não ser aqui — conta Elenita.

Principal via do balneário, a Avenida Rio Grande virou um grande balcão de vendedores ambulantes. Imagens e flores lideravam as ofertas. De Passo Fundo, no norte do Estado, vieram Patrick Gomes, 18 anos, e Fernando Morais Maciel, 31 anos. Na caçamba do caminhão, 25 tipos diferentes de imagens. A preferência, logicamente, era pela de Iemanjá. Só do exemplar de 70 centímetros, vieram mais de 300 imagens.

— Vendemos tanto que até perdemos as contas. Os negócios vão muito bem — disse Patrick, animado.


Litoral Norte também teve comemorações na noite de ontem
Em Tramandaí, no Litoral Norte, a funcionária pública Marciele Rohr, 39 anos, de Porto Alegre, comemorou a festa de Iemanjá com o marido César Salomão de Oliveira, 46 anos, e o filho Otávio, dois anos. Os três ficaram na fila para receber a energização do pai de santo que atendia aos fiéis.
— Como faço aniversário no dia de Iemanjá procuro estar sempre perto do mar para receber o passe — contou Marciele.
Por volta das 22h, a primeira procissão se juntou aos festejos. Dezenas de pessoas chegavam ao local. O ponto alto da comemoração ocorre à meia-noite, quando as oferendas são jogadas ao mar.
Em Cidreira, milhares de pessoas tomaram conta da orla para acompanhar os festejos de Iemanjá. As imagens chegaram por volta das 23h. Uma delas veio do sul do Estado e a outra, de Salinas, de onde foi trazida em um caminhão de Bombeiros. Há um ano, o balneário vizinho a Cidreira inaugurou um santuário para a imagem.
A festa reúne público de várias religiões, o que, para o presidente do Conselho Estadual de Umbanda e dos Cultos Afro-brasileiros do Rio Grande do Sul, Clóvis Alberto do Xangô Agandju, é motivo de orgulho:
— A espiritualidade está acima da religião, trabalhamos para que haja essa troca.


Porto Alegre vive a festa de Nossa Senhora dos Navegantes hoje
Na versão católica da festa, Nossa Senhora dos Navegantes recebe homenagens na Capital na manhã desta quarta-feira. A procissão, que partiu às 8h da Igreja do Rosário, será seguida por missa em frente ao templo de Navegantes, às 10h, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Dadeus Grings. À noite, a imagem da santa será entronizada no Santuário de Navegantes.Acompanhe ao vivo.


Santa é lembrada em outras regiões
Em Porto Mauá, no noroeste gaúcho, mais de 2 mil pessoas participaram da 80ª Festa de Navegantes. A procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes partiu da capela às 8h30min, após foi realizada uma missa campal às margens do rio Uruguai. A tradicional procissão fluvial também atraiu grande parte dos romeiros. Às 15h será dada a benção da saúde, e às 16h, a imagem será levada de volta à capela. A banda Universo anima a festa à noite, junto com Flávio Dalcin e Banda Ouro.
No Norte, doze cavaleiros amanheceram na estrada para homenagear Nossa Senhora dos Navegantes, em Campinas do Sul. A santa é a padroeira da cidade. O grupo se vestiu à rigor e percorreu mais de 15 quilômetros. A procissão começou na Linha Garrafá, interior do município, e terminou na igreja que leva o nome da santa, no centro da cidade. A homenagem acontece há três anos.
ZERO HORA

saravá Umbanda,salve a grande mãe Yemanjá...


Dia de Yemanjá: 'não somos uma religião do mal'
por Thayanne Magalhães

Diminuir letraAumentar letra
(02/02/2011 10:50)

Hoje, dia 2 de fevereiro, é o Dia de Yemanjá, comemorado pelo Candoblé, religião afro-brasileira que tem a maioria de seus adeptos na Bahia. Segundo Ozéias Avelino, que faz parte do movimento em Maceió, esta data é comemorada em Alagoas junto com o dia de Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro. “São poucas as casas de Candoblé em Alagoas que comemoram hoje. Esta data é mais comemorada em Salvador, porque é dia do Senhor dos Navegantes. Mas, de qualquer forma, o dia de Yemanjá é dia 2 de fevereiro, e nós fazemos as oferendas à deusa do mar, mesmo que não haja comemorações”, explicou.

Ozéias contou, em entrevista ao Primeira Edição, que a oferendas jogadas ao mar significam o agradecimento dos adeptos do Candoblé pela proteção dada pela rainha do mar e pelas graças alcançadas. “As oferendas são presentes. Fazemos nossos pedidos e como forma de agradecimento pelas graças alcançadas e pela proteção de Yemanjá, oferecemos colônias, perfumes, sabonetes, espelhos, peixes e frutas”.

Discriminação O Candoblé, segundo Ozéias, ainda é muito discriminado em Maceió. “A gente faz as oferendas, realizamos cultos na praia, mas ainda existe uma ‘cortina’. As pessoas têm medo, veêm nossa religião como feitiçaria, macumba, coisa do mal, mas nós só estamos cultuando os seres da natureza. As pessoas deveriam ter uma visão diferente do Candoblé. Não é uma religião do diabo, que faz o mal”, afirmou.

“Toda e qualquer religião brasileira tem o direito de cultuar, de fazer suas oferendas e orações, sem que as pessoas tenham essa visão ‘negra’. Nossa religião é como outra qualquer”, concluiu Ozéias Avelino.

Internet
Internet
A história de Yemanjá 
Yemanjá significa mãe dos filhos-peixe. Filha de Olokum, deusa do mar. Diz a lenda que era casada com Olófim Oduduá, com quem tinha dez filhos orixás. Por ter amamentá-los demais, ficou com seios enormes.

Certo dia, impaciente e cansada de morar na cidade de Ifé, Yemanjá saiu em rumo oeste, onde conheceu o rei Okerê. Logo dos dois se apaixonaram e casaram.

Yemanjá, envergonhada com o tamanho de seus seios, pediu ao esposo que nunca a ridicularizasse por isso. Okerê concordou, mas, um dia embriagou-se e começou a caçoar sobre os enormes seios da esposa.

Muito entristecida, Yemanjá fugiu. Conta a lenda que desde menina ela trazia num pote uma poção, que o pai lhe deu para que ela usasse em casos de perigo. Durante a fuga, Yemanjá caiu e quebrou o pote, A poção transformou-se num rio cujo leito seguia em direção ao mar.

Okerê, diante do ocorrido, transformou-se numa montanha para barrar o curso das águas. Ele não queria perder a esposa. Mas, Yemanjá pediu ajuda ao filho xangô, que partiu a montanha ao meio com um raio.

E dessa forma o rio seguiu para o oceano, e a orixá se tornou a rainha do mar. 

Odoiá Yemanjá...


Tradicionais celebrações religiosas tomam conta do Estado
 nesta quarta-feira com procissões em terra e sobre as águas.
Devotos prestam homenagem a Navegantes e Iemanjá thumbnail


Da Redação redacao@novohamburgo.org(Siga no Twitter)
Eram 08 horas da manhã desta quarta-feira, dia 02,
 quando a tradicional procissão de Navegantes partia
 do Santuário Nossa Senhora do Rosário, em Porto Alegre.
Cerca de 80 mil pessoas participaram do cortejo e o governador Tarso Genro (PT) se juntou por volta das 08h50min. Ao lado prefeito da Capital, José Fortunati (PDT), do presidente da Assembléia Legislativa, Adão Villaverde (PT), e da presidente da Câmara Municipal, Sofia Cavedon (PT), caminhava até a Avenida Sertório, onde ocorreria a missa.
A passagem da santa é sempre acompanhada de perto pelos fiéis, emocionados e alguns até descalços. Crianças seguiam a procissão vestidas de anjo e acompanhadas pelos pais. Cerca de cinco mil fitinhas de pulso foram distribuídas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação – EPTC à população, todas abençoadas na igreja de Navegantes e com a mensagem “Segurança no trânsito, novo estilo de vida”. É feriado em Porto Alegre nesta quarta.

Procissão fluvial

A procissão pelas águas iniciou com a celebração e benção das famílias na Capela Navegantes do Estaleiro Mabilde. Em seguida, embarque da imagem em frente ao estaleiro e saída da procissão em direção ao Gasômetro para embarque de convidados.
O cortejo seguirá em direção à Ponte Móvel do Guaíba, retornando até a Ilha da Pintada, onde ocorrem as atividades religiosas e culturais. O início das atividades na ilha era previsto para às 11 horas da manhã, com missa campal, feira de artesanato e shows culturais.

Interior

No Litoral Norte, a maioria das comemorações ocorreria à noite. Em Tramandaí, por exemplo, 19 horas, uma procissão pluvial, e, às 20, uma missa campal, nas proximidades da ponte sobre o Rio Tramandaí. Nas praias é massiva a presença de devotos de Iemanjá.
Na região Sul, Pelotas e Rio Grande teriam cortejo para Nossa Senhora dos Navegantes por volta das 15 horas. A maioria dos balneários fizeram homenagens à Iemanjá durante a noite de terça-feira, 01, com fogos de artifícios e entrega de oferendas.
Informações de Correio do Povo

FOTO: reprodução / ClicRBS

Festa dos Navegantes parte 2

Olho para o céu e vejo uma nuvem branca que vai passando...
Pedindo ou agradecendo,sempre...
olho para terra e vejo uma multidão que vai caminhando

calcado ou descalço...
com ou sem saude...
Nós do jpv,por terra,com a multidão,sem moleza...


com saude ou pedindo saude...
a multidão,clama por maria...

jpv- na Fórmula Truck

jpv- na Fórmula Truck
Etapa -Tarumã-Viamão

Para voltar Clic aqui

Para voltar  Clic aqui
voltar