JPV-Imprenssa Livre -Contato Sejam Bem Vindos

Expediente Emails:
mrpadilha@yahoo.com.br
Jornaldopovodeviamao
@yahoo.com.br

FONE -24 HS Reportagens-WhatsApp também
Pode ser por mensagem de texto
Fale com a Redação.
Tim(51) 982 72 51 00

HA 10 ANOS PELA WEB NAS LUTAS SOCIAIS
& PELA DEFESA DAS COMUNIDADES...

Notícias EXTRA

Notícias  EXTRA
Plantão JPV -CLIQUE E SAIBA TUDO QUE HÁ DE NOTÍCIAS ...

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Jornal do Povo de Viamão-JPV: JPV - Imprenssa Livre

Jornal do Povo de Viamão-JPV: JPV - Imprenssa Livre: SEJA VOCÊ UM COLABORADOR JPV & AUMENTE SEU Público e vendas Entre em contato pelo telefone 24hs (51) 85 24 80 43 emails: mrpadilha@yahoo...

Vejam só O Palocci é Noticia Novamante -JPV Imprenssa Livre -Denúncias-Corrupção


MPF-DF confirma novas informações sobre crescimento do patrimônio de Palocci

Publicada em 04/10/2011 às 17h58m
O Globo (opais@oglobo.com.br)
  • R1
  • R2
  • R3
  • R4
  • R5
  • MÉDIA: 5,0
Foto de arquivo de Antonio Palocci
BRASÍLIA - A Procuradoria da República no Distrito Federal confirmou, em nota divulgada nesta terça-feira, que surgiram novas informações que podem dar uma reviravolta na investigação sobre o aumento de patrimônio do ex-ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. A procuradoria informou ainda que analisa a abertura de inquérito criminal contra o ex-ministro. Palocci pediu demissão por ser suspeito de ter enriquecido ilicitamente por meio da sua empresa de consultoria, a Projeto, quando era deputado federal. Após analisar as denúncias publicadas nos jornais, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, arquivou a representação da oposição que pedia abertura de inquérito contra o ex-ministro . Na época, Gurgel alegou falta de provas ou indícios que configurassem crime.
Na nota divulgada hoje, a procuradoria informa que no dia 8 de agosto encaminhou ao procurador-geral da República ofício com informações apuradas no inquérito civil público que investiga Palocci.
"A comunicação reúne informações que não foram citadas, implícita ou explicitamente, na decisão de arquivamento da representação criminal divulgada pela imprensa e analisada no bojo do inquérito civil", diz a nota.
Nesta terça-feira, as informações também foram encaminhadas para distribuição entre os ofícios criminais da Procuradoria, tendo sido aleatoriamente sorteado o 6º Ofício Criminal.
"Em razão do afastamento da procuradora titular, o caso será analisado pelo substituto natural, o procurador da República Gustavo Pessanha Velloso, titular do 3º Ofício Criminal. Caberá a ele a decisão sobre eventual abertura de inquérito criminal, após análise da documentação recebida", conclui a nota.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/10/04/mpf-df-confirma-novas-informacoes-sobre-crescimento-do-patrimonio-de-palocci-925504106.asp#ixzz1ZrO5aCPt 
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 

Mais Noticias sobre A Retenção do Presidente da Funai em Viamão

http://vilsonarruda.blogspot.com


ALDEIA INDÍGENA DA ESTIVA, EM VIAMÃO, RETÉM PRESIDENTE DA FUNAI

PRESIDENTE DA FUNAI, MEIRA, FOI NA ALDEIA ENTREGAR CASAS PARA ÍNDIOS
Autoridades municipais visitam reserva da Estiva
Na tarde da última terça-feira, dia 3 de outubro, o vice-prefeito Atidor da Cruz, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Lucia Noronha, e o secretário de Transportes e Trânsito, Nelson Souza, estiveram na reserva indígena da Estiva visitando as 30 novas casas construídas pela Funai. A comitiva da prefeitura foi recebida pelo cacique da aldeia, Eloir de Oliveira, que explicou que a iniciativa para a construção das novas casas partiu dos próprios índios. “Cansamos de solicitar novas casas à Fundação Nacional do Índio (Funai) e entramos com um pedido no Ministério Público, aí ganhamos as casas. Já estamos morando nelas desde junho, quando ficaram prontas”.
As casas são de madeira, com área e banheiro em alvenaria. Possuem 36 metros quadrados, dois quartos, sala e cozinha. “O estado das casas estava colocando em risco a vida e a saúde dos indígenas, especialmente no período do inverno, quando aumentavam os casos de doenças respiratórias”, explica Oliveira, que em guarani é Werá Xondaro – Brilho do Relâmpago.
Localizada às margens da ERS 040, a comunidade Guarani vive ali há 13 anos, em uma área de sete hectares cedida pelo município, por intermédio de um projeto de lei feito pelo vice-prefeito da Cruz, que na época era vereador e presidente da Câmara de Vereadores. Na reserva vivem 33 famílias, cerca de 144 indígenas, que são atendidos por uma equipe multidisciplinar de saúde e de assistência social, coordenadas pelo município de Viamão. Na oportunidade, o secretário de Transportes e Trânsito se comprometeu em colocar uma placa de identificação na entrada da reserva.

Retenção na aldeia

MEIRA (E) ACOSTUMADO A NEGOCIAR COM INDÍGENAS
Por sorte, a comitiva municipal, que tinha outros compromissos, não esperou pela chegada do presidente da Funai, Márcio Augusto de Meira, que atrasou cerca de duas horas. Mais tarde, o vice-prefeito soube que as autoridades que estavam presentes no ato de inauguração das casas foram retidas pelos índios até o início da madrugada e só foram liberadas após Meira assinar o recebimento de uma carta de reivindicações, que será levada a uma comissão em Brasília para análise.

De acordo com o cacique da Estiva, não se tratou de uma retenção e sim um momento histórico de negociação. “Esperamos que cumpram com o acordado. Quero que fique claro que é uma manifestação pacífica. Ninguém brigou com ninguém. A Funai teve a oportunidade de ver a realidade das aldeias guaranis no Estado. Pedimos desculpas pelo ato, mas esperamos mais empenho”, disse o cacique Eloir ao presidente da Funai após a assinatura do documento.
O protesto, segundo Eloir, que está cursando o 3º semestre da faculdade de Direito na PUCRS, foi por que as reivindicações guaranis não estavam chegando a Brasília. Para tentar avançar nas negociações, dez lideranças guaranis do Estado se reunirão com autoridades da Funai em Brasília, nesta quinta-feira, dia 6.
O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Augusto Freitas de Meira, foi retido por índios guaranis desde o final da tarde, na aldeia Estiva, situada no quilômetro 34 da RS-040, em Viamão. O cárcere privado durou cerca de oito horas.
 A diretora da EEIEF Karaí Nhe´e Katu, Marlise Garcia dos Santostambém ficou retida junto com as autoridades.
O representante do governo federal foi a aldeia da Estiva entregar um conjunto habitacional de 30 casas de madeira para os índios, acompanhado de outros seis membros da Funai, além de integrantes de uma ONG, que foram libertados na madrugada.
A comitiva discutia com os índios a demarcação de terras. Em carta aberta, divulgada depois que o presidente da Funai foi retido, os índios dizem que desejam a demarcação e o cumprimento de todos os direitos que são conferidos aos índios pela Constituição.
A principal cobrança é pela demarcação das terras da comunidade, que tem cerca de 160 pessoas de 32 famílias.
“Nós, lideranças indígenas guaranis, reunidos na Aldeia Estiva, em Viamão, RS, vimos por este ato manifestar o nosso repúdio, indignação e inconformismo com o descaso do Estado Brasileiro para com os nossos povos”, diz a carta assinada pelo cacique Elói.
Segundo a Polícia Federal, que participou das negociações para a liberação do grupo, ninguém ficou ferido.
COMITIVA MUNICIPAL SAIU ANTES DA RETENÇÃO DAS AUTORIDADES
SECRETÁRIO DOS TRANSPORTES, NELSON SOUZA (E), 
CACIQUE ELÓI E O VICE-PREFEITO ATIDOR DE PALETÓ PRETO

ÍNDIOS DE VIAMÃO TROCAM OCAS POR CASAS HUMANIZADAS


Indios em Viamão Revoltados JPV Imprenssa Livre -Ecologia -Indios


O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Augusto Freitas de Meira, e mais nove servidores do órgão ficaram retidos durante oito horas pelos guaranis da aldeia da Estiva, em Viamão (RS), entre a noite de segunda-feira e a madrugada de terça-feira.
A equipe foi à reserva entregar 30 casas aos 164 índios que vivem na área de sete hectares, a 45 quilômetros da sede do município da região metropolitana de Porto Alegre. Ao final da cerimônia, o grupo foi impedido de deixar o local, sob a alegação de que os índios queriam apresentar suas reivindicações ao governo federal.
O período em que os funcionários da Funai ficaram no galpão da comunidade indígena foi tratado mais como uma reunião de trabalho do que como um sequestro pelos dois lados. Durante a retenção, o cacique Eloir de Oliveira disse que era necessário aproveitar a oportunidade única da visita de Meira para conversar com o presidente da Funai sobre as necessidades dos guaranis. O líder da tribo admitiu que o visitante não estava liberado, mas, ao mesmo tempo, fez a ressalva de que ele também não estava preso. Ao sair, por volta das 2h30min, Meira definiu a conversa com os índios como uma "reunião tranquila", na qual não se sentiu pressionado, e adequada para dar as explicações que os guaranis mereciam receber do Estado brasileiro.
Enquanto estavam com os funcionários da Funai, os guaranis divulgaram uma carta à nação brasileira, publicada pelo site do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), na qual manifestaram "repúdio, indignação e inconformismo com o descaso do Estado brasileiro com os povos indígenas".
Pelo acordo firmado na madrugada de terça-feira, uma comissão com representantes de dez aldeias guaranis do Sul viajará a Brasília nos próximos dias para apresentar suas demandas à presidência da Funai e a um procurador da República.

Jpv Imrenssa Livre Ciências



Supertelescópio enxerga colisão de galáxias

Por Paula Rothman, de INFO Online
 
• Terça-feira, 04 de outubro de 2011 - 16h56
ALMA/ESO
São Paulo- O mais complexo observatório astronômico terrestre já construído foi oficialmente inaugurado- e já revelou sua primeira imagem: detalhes impressionantes da colisão das galáxias Antennae.
O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), é um telescópio ainda em construção no Chile que, em 2013, terá 66 antenas ao longo de 16 km funcionando como um único equipamento. Atualmente, 1/3 delas já observa o universo com comprimentos de onda mil vezes maiores do que a luz visível.
Essas ondas longas permitem enxergar objetos extremamente frios e distantes no espaço.
A qualidade da imagem deve melhorar consideravelmente quando o ALMA estiver pronto, mas seu supercomputador capaz de fazer 17 quadrilhões de operações por segundo já revelou a primeira imagem, com detalhes que não podem ser vistos em luz visível ou infravermelho.
As Antennae são um par de galáxias em colisão com formatos distorcidos. O ALMA revela as nuvens de denso gás frio em seu interior que formam novas estrelas. É a melhor imagem do tipo já feita das Antennae.
Durante seus primeiros nove meses de funcionamento, o ALMA será usado apenas para uma centena de projetos – do total de 900 submetidos por pesquisadores de todo o mundo. Conforme for concluído, o telescópio, uma parceria entre Europa, América do Norte e Leste da Ásia, deve ajudar amis pesquisadores a desvendar os mistérios do espaço

jpv- na Fórmula Truck

jpv- na Fórmula Truck
Etapa -Tarumã-Viamão

Para voltar Clic aqui

Para voltar  Clic aqui
voltar