A Igreja Católica assumiu o discurso politizado contra a corrupção no País. No feriado de Nossa Senhora Aparecida (12), as pregações apoiaram os protestos anticorrupção realizados pelo País, organizados pelas redes sociais, que protestaram também contra a redução dos poderes do CNJ e pelo voto aberto no Legislativo.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, os cardeais dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, e dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), criticaram os políticos e disseram que a sociedade deve se mobilizar e fiscalizar o uso do dinheiro público.
Dom Odilo disse, durante missa, que a corrupção “está em toda parte, afligindo o povo brasileiro”. “Quando não somos mais capazes de reagir e nos indignar diante da corrupção, é porque nosso senso ético também ficou corrompido”, afirmou, em sermão.
“Quando o povo começa a se manifestar, a coisa melhora. É isso que precisa acontecer. (…) A corrupção é como a água suja do Tietê. Não gera vida, não é coisa boa”, disse.