JPV-Imprenssa Livre -Contato Sejam Bem Vindos

Expediente Emails:
mrpadilha@yahoo.com.br
Jornaldopovodeviamao
@yahoo.com.br

FONE -24 HS Reportagens-WhatsApp também
Pode ser por mensagem de texto
Fale com a Redação.
Tim(51) 982 72 51 00

HA 10 ANOS PELA WEB NAS LUTAS SOCIAIS
& PELA DEFESA DAS COMUNIDADES...

Notícias EXTRA

Notícias  EXTRA
Plantão JPV -CLIQUE E SAIBA TUDO QUE HÁ DE NOTÍCIAS ...

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Revitalização do Arroio Dilúvio JPV -Ecologia -Arroio Dilúvio


As prefeituras de Porto Alegre e Viamão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URFGS) e Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS) firmaram nesta quarta-feira um convênio para revitalização do Arroio Dilúvio. O Protocolo de Cooperação é resultado de reuniões que vinham ocorrendo desde junho. Por meio dele, as quatro instituições promoverão ações para melhorar as condições do arroio.
Durante o período de tratativas foi elaborado o Marco Conceitual, que servirá para nortear os trabalhos, conforme a diretora do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IMA) da PUC-RS, professora Betina Blochtein. Ela prevê que os próximos passos serão de estruturação do modelo de gestão para definir os papéis e elaborar o plano básico, com os detalhamentos necessários para as grandes ações.
O protocola ainda não tem cronograma, mas os aspectos que devem ser tratados primeiramente são saneamento, assoreamento do arroio, deposição de resíduos sólidos e urbanização. "Em Porto Alegre ainda há casas sem esgoto e outras que, por serem antigas ou por ser mais barato, tem ligações de esgoto e pluvial interligadas", explica.
A professora diz que o acordo assinado nesta quarta-feira não menciona verbas a serem aplicadas nos projetos de pesquisa e execução, por outro lado ela acredita que isso não será um problema. "Temos uma equipe muito boa e com projetos bem formulados não será difícil conseguir recursos."
Durante a solenidade de assinatura, que ocorreu no pórtico do parque Saint´Hilaire, em Viamão, houve uma exposição de painéis mostrando a diversidade da fauna nativa, morfologia natural da bacia, paisagens ancestrais e a história da ocupação urbana, além dos impactos provocados. Também houve o plantio de mudas de árvores.

Presidenta Rousseff apresenta Rede Brasil Rural


Presidenta Rousseff apresenta Rede Brasil RuralPDFImprimirE-Mail
  
Imagen activaBrasília, 14 dez (Prensa Latina) A presidenta Dilma Rousseff apresentou em Porto Alegre a Rede Brasil Rural, uma ferramenta virtual destinada a facilitar o contato entre as cooperativas de produtores agrícolas, os fornecedores e os consumidores.

  Fontes do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) precisaram que a Rede faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e indicaram que em um início perto de 1 600 cooperativas rurais terão acesso ao plano.

Ao todo, destacaram, 200 mil agricultores serão beneficiados com a compra de insumos e a venda de seus produtos por médio do Armazem Virtual da Agricultura Familiar, que também reduzirá os custos dos fletes ao permitir o planejamento dos ônus e a possibilidade do translado conjunto.


Assim mesmo, refere o MDA, a Rede permitirá que os produtores rurais tenham acesso aos pedidos oficiais sobre a demanda de merendas escoares em sua região e assim poderão apresentar suas propostas aos interessados.

As compras efetuadas pelos agricultores da Rede Brasil Rural serão financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social, com o qual as cooperativas poderão solicitar financiamentos para as áreas de soluções de internet, comunicação virtual, reciclaje logístico e armazenamento, entre outros.

Dados oficiais do MDA refletem que a agricultura familiar é hoje responsável de 70 por cento dos alimentos consumidos pelos brasileiros.

Essa entidade considera agricultor familiar a quem praticam atividades ou possuam empreendimentos no médio rural, em uma extensão relativamente pequena, na qual utiliza fundamentalmente mão de obra familiar.

Na mesma cerimônia da apresentação da Rede Brasil Rural, Rousseff entregará 114 retroescavadoras a municípios do estado de Rio Grande do Sul para a recuperação de ruas vecinales, o qual fortalece a agricultura familiar.

Jornal do Povo de Viamão-JPV: Esportes

Jornal do Povo de Viamão-JPV: Esportes: Esportes
Umuarama Ilustrado Santos vence agora e espera pelo Barça Umuarama Ilustrado - ‎há 43 minutos‎

Rio de Janeiro...

jpv- na Fórmula Truck

jpv- na Fórmula Truck
Etapa -Tarumã-Viamão

Para voltar Clic aqui

Para voltar  Clic aqui
voltar