JPV-Imprenssa Livre -Contato Sejam Bem Vindos

Expediente Emails:
mrpadilha@yahoo.com.br
Jornaldopovodeviamao
@yahoo.com.br

FONE -24 HS Reportagens-WhatsApp também
Pode ser por mensagem de texto
Fale com a Redação.
Tim(51) 982 72 51 00

HA 10 ANOS PELA WEB NAS LUTAS SOCIAIS
& PELA DEFESA DAS COMUNIDADES...

Notícias EXTRA

Notícias  EXTRA
Plantão JPV -CLIQUE E SAIBA TUDO QUE HÁ DE NOTÍCIAS ...

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Dia de Nossa Senhora e Yemanjá JPV -Imprenssa Livre -Crenças-Religião

                                                              
 Milhares de pessoas vão as Praias,aos Rios para Saudar...
Estaremos ao Vivo pela manhã em Porto Alegre e a Tarde na Praia...
Na Cobertura de Nossa Senhora dos Navegantes estaremos segundo ano...
JPV-Imprenssa Livre na Cobertura do maior Evento Religioso do Estado

Unidos de Vila Isabel por mestre Padilha JPV-Imprenssa Livre -Padilha-Vila Isabel



Eu me criei na Santa Isabel,ali bem próximo da Avenida e da Pracinha,minha primeira saída na adolescência com meus irmãos,foi  no "campo do Clube de Mães",atrás a Bica e lá a Escola de Samba Unidos de Vila Isabel...
De um sonho,uma Realidade...
Parabéns a todos que fizeram e fazem parte desta Epopéia e desta Família...
Homenageando Viamão...
Samba-enredo
Ibia Mon – Minha história, minha raiz
Aryzinho, Sérgio Aguiar e Zé Ivo

Acende o farol a Vila vai passar
No balanço dessa festa popular
Sou Vila Isabel, seu filho fiel
Vou cantar

Uma linda história de amor
Vivo esse sonho colorido
Nesse solo consagrado

Terra abençoada, Ibia-Mon querido
O índio foi primeiro nesse chão
Brancos e negros com fé e devoção
Construíram a matriz patrimônio do país
Nossa Senhora da Conceição

Olha quanta beleza da flora
As águas dos rios, a fauna
Um cenário fascinante paraíso natural
Meu cartão postal
Na riqueza do caminho

Tropeiros, passagens, memórias
A revolução de alma e paixão
Trincheiras, batalhas e glórias
Já fui capital herdei a tradição
 
Eu tenho raiz, folclore e cultura
Sou a miscigenação
E quero mostrar ao mundo inteiro
O orgulho de ser Viamão
Jornal do Povo de Viamão-JPV

Unidos de Vila Isabel-Carnaval 2012 JPV-Carnaval -Vila Isabel Viamão




História da Vila Isabel


Em 07 de abril de 1979 a escola é fundada, contando com cerca de 30 integrantes. O começo não foi fácil. Logo no início alugam o Dinamite, conhecido Salão de Bailes da época. A escola fica ali um ano, organizando suas reuniões e eventos.
1980 – A diretoria toma a decisão de adquirir os instrumentos e acelerar as atividades. Foi promovido um sopão para arrecadarem fundos. Nesse mesmo ano, com Marino presidente, a escola é registrada oficialmente.
1981 – Com a chegada de Toninho Serralheiro, que faz parte da escola até hoje, as atividades da Vila foram intensificadas. Pátios e garagens de alguns dos integrantes da diretoria eram utilizados para fabricação de instrumentos, alegorias e fantasias. A participação de todos fortaleceu a união, que até hoje é marca da escola.
1982 – A Vila Isabel, já com algum incentivo, desfila pela primeira vez, mas como banda, porque ainda não possuía estrutura suficiente para desfilar como escola de Samba. A insistência em participar com as escolas de Porto Alegre é tanta que a diretoria consegue fazer com que a Vila Isabel desfile juntamente com as sociedades do interior. Esse desfile ocorre na noite de sábado, a Vila está perto do que quer, o enredo “As lindas festas do Rio Grande”.
1983 – A Vila desfila na Perimetral como sociedade e faz bonito, conquistando a quarta colocação. Seu desfile impecável chama a atenção do público, o enredo “Festa da uva”. Marisa dos Santos se torna a primeira intérprete da escola.

1984 – Afinada e pronta para mostrar sua capacidade, a Vila desfila e assusta os outros concorrentes. O resultado final não poderia ser outro, a Unidos de Vila Isabel conquista o segundo lugar, perdendo apenas para os Dragões de São Leopoldo, o enredo “A chegada da família real”.
1985 – A Vila busca Porto Alex. João Gomes é eleito presidente e Antônio da Silva, o Cabano, vice. Zé Ivo estréia como intérprete e Aryzinho inicia sua trajetória na escola puxando o samba junto com eles, o tema “se a família real chegasse hoje ao Brasil”.
1986 – A Vila é vitoriosa. Conquista o primeiro lugar, deixando os Dragões de São Leopoldo em segundo. A escola não aceita ter de desfilar com os cordões de sociedade, mas não existe outra forma neste momento ela tem que mostrar serviço nessa categoria mesmo, O enredo Jamais pensei que fosse assim agora eu sei.
1987 – A Vila tem potencial e sabe que pode estar entre as primeiras, mostrando isso ao ser tricampeã entre as sociedades do interior, ganhando assim o respeito da maioria das concorrentes. A escola passa a integrar o terceiro grupo do carnaval oficial de Porto Alegre e finalmente como escola de samba.
1988 – A Vila garante uma grande vitória, é vice-campeã do grupo dois.
1989 – Tendo Zé Ivo como intérprete a Vila Isabel é vice-campeã do grupo 1B, como subiu duas entidades passou a ser integrante da roda das grandes escolas de Samba de Porto Alegre. Rogério Sampaio assume a presidência no lugar de Marino, licenciado, e a escola vai para o grupo A (especial de hoje) o enredo “Brasil criança de Cinderela a He-man”.
1990 – Fineu Porto Alegre, o Zeca, é o presidente e a Vila investe muito no carnaval deste ano trazendo: Kandanda (intérprete), Jamelão, Elza Soares, Quinho do Salgueiro, Carlinhos de Pilares e Dominguinhos do Estácio. A Vila tira a oitava colocação do 1A e cai de grupo, o enredo uma homenagem a Machado de Assis.
1991 – Nesse ano Jorge Melo, o Lingüiça, assume como presidente e Marino como vice. Lingüiça constrói a atual sede da Vila, que desfila pelo grupo 1B e fica em quinto lugar, o enredo a “Utilidade do Dedo” o intérprete é o Paulinho Durão.
1992 – Com Lingüiça na presidência, a Vila desfila novamente pelo grupo 1B e tira a terceira colocação, o enredo “De quem são estes ventos”.
1993 – Com o enredo “Bocage, o poeta popular viva a sacanagem no planalto central” a vila é nona colocada do 1B e cai de grupo. Lingüiça se licencia da presidência e assume Marino, que fica responsável pelo carnaval de 94.
1994 – Com o enredo “Das mágoas da vila aos bares da vida”, a Vila Isabel é a sétima colocada no grupo dois, e após o carnaval, entra para assumir a presidência, Juarez de Souza, que conta com a ajuda de sua esposa, Cláudia Gutierres. Com Juarez a escola ganha à confiança de todos novamente, como no começo de sua história.
1995 – Com o enredo “Do esplendor de um sonho, o brilho negro da estrela da liberdade” a escola faz um carnaval com muitas dificuldades, mas com a força da comunidade consegue fazer um desfile bonito, ficando em quarto lugar do grupo dois dignificando o nome Vila Isabel.
1996 – Com o enredo “A criação da África negra no Pampa gaúcho” a Vila começa a abrir espaço para os destaques e obtém a quarta colocação se mantendo no grupo intermediário-B, nova denominação dos grupos das escolas de sambas.
1997 – A escola começa melhorar a sua estrutura, com alegorias de grupo especial, o enredo “sou louco por ti amor” a Vila Isabel é campeã grupo intermediário- B.
1998 – Com o enredo “portal do universo” a escola é Campeã do grupo intermediária- A, a Vila passa para o grupo especial.
1999 – Com o enredo “De Veríssimo a Veríssimo” e suas obras”, a escola conquista o país e as manchetes de capa de jornais e revistas do Brasil inteiro. O tema, inesquecível, fica entre os 12 melhores dos últimos 20 anos e é o primeiro a trazer grandes estrelas para desfilarem com a escola. Luiz Fernando Veríssimo, foi duas vezes na quadra com toda a sua família. A Vila Isabel é sexta colocada do especial.
2000 – No carnaval do milênio, a Vila desfila mostrando uma redução das missões, São Lourenço. Apesar do atraso geral de quase quatro horas para a escola entrar na avenida, o desfile é inesquecível. Mesmo com o sol raiando, o público assiste à garra e vontade da Vila na passarela do samba, o enredo “ São Lourenço o despertar da arte Guarani”. A escola é quarta colocada do especial.
2001 – Com o enredo “Gramado cultura e turismo “Suíça Brasileira”, a Vila realiza um desfile perfeito, ficando e quinto lugar mostrando mais uma vez que é forte e grande o bastante para ficar no grupo especial, Jaqueline é eleita 1° princesa do carnaval de Porto Alegre.
2002 – Com Cláudia Gutierres de presidente e Juarez como Carnavalesco a Vila supera todas as expectativas e conquista o vice-campeonato do carnaval de Porto Alegre ficando a meio ponto da campeã, Bambas da Orgia. O desfile, um dos melhores da Vila, contou com a participação de grandes atrações como Deise Nunes, Luciano Szafir e José Victor Castiel, o enredo “Tarô” viagem mística da Vila Isabel.
2003 – A escola volta para a categoria A, ficando em sétimo lugar do especial. Apesar do belíssimo desfile, o segundo melhor em número de pontos, o atraso na avenida provoca o rebaixamento, o enredo “A Vila Isabel, canta e samba Maria da boca do monte”.
2004 – Com o enredo “Fênix e o templo do sol”, a Vila fica em sexto lugar da categoria A, mostrando que é grande o bastante para retornar ao especial e ainda conquistar outros títulos.
2005 – A escola permanece na categoria A, mesmo fazendo um bom carnaval. Sob protestos ficou em segundo lugar, mas se considera campeã moral, já que foi aplaudida de pé pela platéia, o enredo “É samba, é festa, é comemoração são 25 anos de paixão”, Isabel rainha da escola é eleita rainha do carnaval de Porto Alegre.
2006 – Com o enredo “A máscara e a serpente, uma lenda da tribo Tucunas”, a Vila sagra-se campeã da categoria A, carimbando o seu passaporte para o especial novamente.
2007 – A Vila Isabel sob a presidência interina de Toninho Sabão, já que o presidente Juarez de Souza foi licenciado para assumir a Aecpargs volta à categoria especial para fazer um grande desfile, ficando em quinto lugar entre 16 escolas de sambas. Com o enredo “De um sonho de liberdade, surge um grito pela igualdade, a Vila Isabel diz não a discriminação”, Luciano Szafir, Lú Grimaldi e toda a comunidade brilharam na passarela, Katiúcia Moura Vargas, rainha da escola é eleita 2° princesa do carnaval de Porto Alegre.
2008 – O vice-presidente eleito e presidente interino Toninho Sabão se licencia do cargo e a Vila Isabel monta uma comissão de carnaval, com o enredo” Mi Buenos Aires querida, a Vila é portenha na avenida “ a escola de samba de Viamão fica e em sétimo lugar entre 15 escolas da categoria especial. Letícia cunha da Costa é eleita 1° princesa do carnaval de Porto Alegre. Na política interna da escola, situação e oposição se uniram na eleição e por aclamação elegeram no mês de maio Juarez de Souza como presidente e José Henrique Guedes como vice, para comandarem o carnaval dos 30 anos da escola.
2009 – A Vila Isabel com o enredo “Os Diamantes de Madagascar” faz um grande desfile e fica em sétimo lugar no carnaval, Renata Santos é eleita princesa do carnaval de Porto Alegre. Começam as comemorações do 30 anos de fundação que só termina no carnaval de 2010.
PESQUISADORES: Paulo Lilja, Aryzinho e Jairton Camisolão
COLABORADORES: Cláudia Gutierres, Juarez de Souza e Marino dos Santos


Carnaval 2012


Para o carnaval de 2012 o Tema é “Ibia-mon minha história minha raiz” que contara a história dos 270 anos do municipio de viamão desde os povos indigenas a chegada dos açorianos até a contrução de sua igreja e de seu farol. O fato de ter sido a primeira capital do estado e local de batalhas na guerra dos farrapos. …
Tudo isso será mostrado em suas fantasias e alegorias no Porto Seco

Letra do Samba Enredo 2012...
Rainha de Vila Isabel  Caroline da Silva, 18 anos

Samba-enredo
Ibia Mon – Minha história, minha raiz
Aryzinho, Sérgio Aguiar e Zé Ivo
Acende o farol a Vila vai passar
No balanço dessa festa popular
Sou Vila Isabel, seu filho fiel
Vou cantar
Uma linda história de amor
Vivo esse sonho colorido
Nesse solo consagrado
Terra abençoada, Ibia-Mon querido
O índio foi primeiro nesse chão
Brancos e negros com fé e devoção
Construíram a matriz patrimônio do país
Nossa Senhora da Conceição
Olha quanta beleza da flora
As águas dos rios, a fauna
Um cenário fascinante paraíso natural
Meu cartão postal
Na riqueza do caminho
Tropeiros, passagens, memórias
A revolução de alma e paixão
Trincheiras, batalhas e glórias
Já fui capital herdei a tradição
Eu tenho raiz, folclore e cultura
Sou a miscigenação
E quero mostrar ao mundo inteiro
O orgulho de ser Viamão



jpv- na Fórmula Truck

jpv- na Fórmula Truck
Etapa -Tarumã-Viamão

Para voltar Clic aqui

Para voltar  Clic aqui
voltar